O esporte cumpre uma importante função de inclusão social. Luta contra ações degradantes e ou ilícitas, tendo o poder de mostrar que nem sempre o caminho mais fácil é o mais correto.
Por Meyre Ramos.
A origem do esporte apesar de perdida na antiguidade está diretamente ligada à luta do homem pela sobrevivência, em alguns aspectos dessa luta os atos de saltar, correr, lançar objetos a distancia, caçar e nadar eram cruciais às antigas civilizações. Os povos primitivos possuíam atividades que podemos considerar jogos e modalidades esportivas, podemos observar dicas deste fato através dos artefatos que tem sido encontrados e interpretados pelos antropólogos. Para as sociedades pré-históricas os jogos e brincadeiras eram parcialmente utilitários porque as pessoas utilizavam os jogos como um meio de transmissão de herança cultural de suas tribos.
Hoje, esporte é o conjunto de exercícios físicos que se apresentam sob a forma de jogos individuais ou coletivos, cuja prática obedece a certas regras precisas e sem fim utilitário imediato. Essa definição permite que atividades como o xadrez e a fórmula 1 sejam inclusas no rol esportivo, contrariando a ideia da maioria das pessoas que possuem uma visão de movimento e esforço físico no que se refere a esportes. É claro que o esporte aperfeiçoa as qualidades físicas do homem, além de proporcionar o experimento das emoções de maneira intensa, portanto os processos emocionais podem prejudicar ou ajudar a ação esportiva, implicando não só na preparação física e psicológica dos atletas, mas também em suas relações humanas e sociais.
A sociabilidade por meio dos esportes é algo histórico, desde a Grécia Antiga, com os jogos olímpicos, onde se reunia milhares de pessoas de diferentes classes sociais com um único objetivo, a diversão, entretanto, percebe-se que, mesmo os problemas sociais tornando-se comuns na sociedade, o esporte cumpre uma importante função de inclusão social. Fator este que pode ser de essencial importância na luta das famílias e Estado contra o uso de substancias ilegais, pois, através do esporte é possível tirar jovens das drogas, da criminalidade e de tantos outros problemas existentes no mundo, o esporte tem poder de mostrar que nem sempre o caminho mais fácil é o mais correto. Além disso traz disciplina pra vida do praticante, que precisa se dedicar aos treinos, seguir as regras e sempre dar o seu melhor.
Praticar exercícios físicos é essencial para quem está em busca de uma vida saudável, por que, além de prevenir diversas doenças, contribui e desenvolve a formação física e psíquica do praticante, auxiliando com os aspectos afetivos, sociais, cognitivos e biológicos. O corpo se beneficia diariamente, pois a atividade física fortalece o tônus muscular, ajuda na flexibilidade e no fortalecimento dos ossos e articulações. Além disso, favorece a perda de peso, reduz a gordura corporal e ajuda a regular a pressão arterial, diminui o colesterol ruim, aumenta o bom e ajuda com a diabete.
Só isso já seria bons motivos para se adotar uma atividade física hoje mesmo, mas não é só, os benefícios no bem estar de uma pessoa são totalmente relevantes. Ao praticar uma atividade física o fluxo sanguíneo cerebral melhora e isso, além de favorecer a diminuição do estresse, da ansiedade e da depressão, ajuda significativamente na auto-estima, sendo assim, recomenda-se a prática regular de exercícios físicos respeitando o seu limite e aumentando o nível de esforço de maneira gradual, para que se possa ter uma vida mais saudável e com maior qualidade de vida.
fonte:
https://conceitos.com/esporte/
https://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/55138/a-origem-do-esporte
Barrow, Harold M.& Brown, Janie P.-MAN and MOVEMENT:Principles of Physical Education.Philadelphia, Lea & Febiger, 4ª edicão, 198, pgs. 86-8 90-93.
http://www.efdeportes.com/efd161/psicologia-do-esporte-surgimento-evolucao.htm