Sugestões sobre como manter sua Saúde em dia.
Escrito por: Meyre Ramos.
Nossa constituição federal de 1988 revolucionou a questão da saúde, estendendo o direito à saúde a todas as pessoas, impondo ao Estado a obrigação de prestar assistência integral. O artigo 196 diz que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação.
O direito à saúde, elevado à categoria dos direitos fundamentais, por estar interligado ao direito à vida e à existência digna, representa um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, sendo considerado pela doutrina e legislação uma obrigação do Estado e uma garantia de todo o cidadão. A constituição protege tanto a cura quanto a prevenção de doenças através de medidas que assegure a integridade física e psíquica do ser humano como conseqüência direta do fundamento da dignidade da pessoa humana, cabendo ao Estado dar a efetiva proteção. E por Estado entende-se como o conjunto da união, do estado e dos municípios, porque a competência quanto à responsabilidade do poder publico é comum a essas três esferas.
A organização mundial de saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Onde a parte física refere-se ao bom funcionamento do organismo e pode ser definida e ou influenciada pela própria biologia humana, pelo estilo de vida e pelo habitat onde o ser humano está inserido. É sabido que uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos e a qualidade de vida são importantíssimos para manter seu corpo saudável.
O bem estar mental que é definido como “um estado no qual o individuo é capaz de usar suas próprias habilidades facultativas, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade, sendo que, para manter esse estado é necessário cuidar de si, conectar-se a outros, participar de grupos ou clubes com interesses em comum, tirar um tempo para praticar seus Hobbes e procurar aprender algo novo sempre.
Quanto ao bem estar social “é aquela resposta ou ajustamento ás exigências do meio, e depende fundamentalmente das condições sócio-econômicas do agrupamento humano, ou seja, a saúde social depende da distribuição da riqueza circulante, onde o desenvolvimento e a economia não oferecem oportunidade a todos, onde há domínio de parte sobre a comunidade ou onde o clima político sufoca os direitos essenciais da pessoa humana não há como se obter saúde social.
Apesar da constituição assegurar esse direito, ainda existe grande dificuldade pra se conseguir certos tratamento em determinadas localidades, o que faz com que a prevenção seja extremamente importante e na maioria das vezes bastam ações simples, como por exemplo, reduzir a ingestão de sal e aumentar a de água, praticar exercícios físicos regularmente, evitar refrigerante e doces em excesso, fortificar as relações pessoais com amigos e entes queridos, faça atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória, divirta-se sempre, descanse, ria dos seus erros e acima de tudo ame a vida, estudos dizem que pessoas apaixonadas pela vida tendem a ser mais positivas o que evita doenças mentais.
fontes:
https://www.vivaplenamente.net/dicas-para-ter-uma-vida-saudavel/
https://www.eusemfronteiras.com.br/10-dicas-para-uma-vida-mais-saudavel/
http://www.alternativamedicina.com/medicina-tropical/conceito-saude
http://www.dis.unifesp.br/pg/Def-Saude.pdf
https://www.jusbrasil.com.br/topicos/920107/artigo-196-da-constituicao-federal-de-1988