“O que as crianças precisam para crescer adequadamente é de uma família estável, que garanta um ambiente de amor e compreensão, é desses ambientes que surgem os cidadãos responsáveis de que a sociedade precisa”.
Por Meyre Ramos.
A família não é só o “núcleo básico da sociedade”, como até a ONU reconhece, ela também é o ambiente onde se aprende a ser gente, de um modo como não se aprende em nenhum outro. Gentileza, persistência, sacrifício, perdão, paciência etc. O pacote completo dos elementos que garantem uma vida realmente feliz é encontrado na segurança de uma família harmoniosa e estável, cujo alicerce é a boa relação entre os cônjuges. Pare e pense nas virtudes e habilidades sociais ou emocionais que possui. Certamente a maior parte delas não foi desenvolvida em cursos de aperfeiçoamento, treinamentos sofisticados ou com anos de estudo. Os elementos mais importantes de nossa personalidade que nos ajudam a ser pessoas melhores, moral e emocionalmente são construídos em casa, nas conversas ao redor de uma mesa de jantar, no trabalho em equipe para fazer o almoço sair mais rápido ou brincando com os irmãos no quintal.
O que as crianças precisam para crescer adequadamente é de uma família estável, que garanta um ambiente de amor e compreensão, é desses ambientes que surgem os cidadãos responsáveis de que a sociedade precisa, famílias harmoniosas são de vital importância para a formação de pessoas que vivam melhor consigo mesmas e com as outras, pois, as virtudes aprendidas no lar fazem aquilo que há de melhor em nós florescer. E não são apenas o pai e a mãe comprometidos que contribuem muito para que o filho se torne uma pessoa melhor, a maturidade e a satisfação que os pequenos trazem à vida dos adultos são inegáveis, tanto que quando perguntado a cerca de 10 mil famílias que foram entrevistadas qual era a coisa mais importante e feliz de suas vidas, a resposta foi quase unânime: os filhos, e quando a mesma pergunta foi direcionada às crianças a resposta de 96% delas foi a família.
Na família aprende-se que Perdoar é fundamental ainda que custe engolir o orgulho, descobre-se que persistir é útil até mesmo para tirar crianças das fraldas, percebe-se que resistir aos comportamentos e formas de viver contrárias aos valores morais cultivados em casa pode ser difícil, mas compensa, compreende-se que alegrar-se com coisas simples no geral são as melhores lembranças e assimila que chorar de emoção a cada apresentação de seus filhos é acima de tudo prova do amor incondicional que sente por eles. É também no ambiente familiar que se conhece os primeiros valores e se recebe as primeiras regras sociais, se aprende a perceber o mundo, dando início a identidade pessoal e se é introduzido no processo de socialização.
A IPSOS é uma empresa francesa de pesquisa de mercado e recentemente realizou uma pesquisa com crianças no Brasil que demonstra certo grau de desleixo familiar; no quesito o que preferem fazer em seu tempo livre, 54% gostam de brincar com seus animais de estimação e apenas 10% preferem os brinquedos, ainda a respeito de brincadeiras, 69% preferem brincar ao ar livre que assistir TV. A respeito de atividades digitais 25% dos entrevistados disseram que gostam de ficar na frente do computador e 12% declararam achar o computador chato, porem ao se analisar o comportamento dos pais, a pesquisa mostra que 25% a 30% dos pais, dependendo da faixa etária das crianças, entregam seus aparelhos eletrônicos, como tablets ou celulares, para seus filhos com objetivo de consolá-los e raramente tiram tempo para brincar com os pequenos.
É importante lembrar que a principal base pra uma família é o dialogo e a convivência, que ultimamente estão sendo trocados por aparelhos eletrônicos, cada vez mais as pessoas passam horas em coisas fúteis, como chats na internet, jogos nos celulares, novelas na TV e troca de mensagens nas redes sociais. Os produtos do progresso tecnológico que deveriam simplificar e melhorar a qualidade de vida, estão servindo apenas para desviar a atenção daquilo que é realmente importante como o esforço, perdão, amor e dedicação que são ingredientes valiosos para uma boa receita de fortalecimento da vida em família.
fontes:
http://www.somostodosresponsaveis.com.br/familia-e-prioridade-para-96-das-criancas-revela-pesquisa/
http://www.a12.com/jovens-de-maria/noticias/detalhes/a-importancia-da-familia-para-a-vida
http://www.semprefamilia.com.br/como-a-vida-em-familia-nos-faz-melhor/