O desenvolvimento econômico local depende do protagonismo de suas comunidade.
por David Afra
O desenvolvimento econômico local não é simplesmente o reflexo de um processo de desenvolvimento nacional em uma dada localidade. O que caracteriza o processo de desenvolvimento econômico local é o protagonismo dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação.
Trata-se, portanto, de um processo de desenvolvimento econômico que se baseia na autonomia dos agentes locais que, muitas vezes, caminham em oposição ao pensamento dominante.
Compre nos Comércios do seu Bairro…
Esta escolha colaborar para o crescimento de uma empresa e consequentemente de um bairro. Além de contribui e estimular a economia local, favorece na geração de empregos. Com o bairro mais próspero e um maior número de comerciantes na região, as empresas são estimuladas a inovar, investindo na diversidade de produtos e serviços e na melhoria do atendimento. Além disso, usufruir dos serviços da vizinhança evita deslocamentos de carro, promovendo economia com gastos de transporte e, no limite, fazendo bem ao trânsito das cidades.
5 Razoes para comprar no próprio bairro
· Perto de casa e do trabalho
Além da conveniência, o consumidor evita deslocamentos de carro, incluindo gastos com estacionamento e combustível bem como stress nos congestionamentos
· 52% dos empregos formais
Mais da metade dos brasileiros com carteira assinada (17 milhões de pessoas) trabalham nos pequenos negócios.
· Dinheiro fica no bairro
Ao comprar dos pequenos negócios, o dinheiro fica no bairro, possibilitando criar novas oportunidades, gerar mais empregos e distribuir melhor a renda.
· Desenvolve a comunidade
Valorizar o comércio da vizinhança fortalece as pequenas empresas, que investem em inovação, atendimento ao cliente e diversificação de produtos e serviços.
· Ato transformador
Quando o consumidor escolhe os pequenos negócios, ele fortalece esse segmento e impulsiona a economia do país.
Para fortalecer o papel do consumidor no sucesso das micro e pequenas empresas, o Sebrae promove, o Movimento Compre do Pequeno Negócio. E por sua vez, viemos chamar de Movimento compre no comércio local. A iniciativa é comemorada no 5 de outubro, por ser o Dia das Micro e Pequenas Empresas.
Associações de diversos segmentos também aderiram ao Movimento. “É uma oportunidade de mostrar a relevância dessas empresas tanto para a sociedade como para os próprios empresários. Enquanto as grandes empresas estão demitindo, os pequenos negócios estão contratando”, afirma Paulo Solmucci Júnior, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que reúne mais de 100 mil associados entre bares, restaurantes, cafeterias, sorveterias e lanchonetes.
No primeiro semestre, os pequenos geraram 116.500 novas vagas enquanto que as médias e grandes empresas promoveram 476 mil demissões, de acordo com o Sebrae. “Nosso desejo é que a sociedade abrace a causa do Movimento Compre do Pequeno Negócio porque é uma alternativa para a superação da crise e o fortalecimento da economia.” analisa Luiz Barretto, presidente do Sebrae.
As micro e pequenas empresas contribuem com 27% do PIB, mas essa fatia poderia ser bem maior. “A média europeia é de 50%”, afirma Paulo Feldmann, professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP). Segundo o especialista, um dos entraves é a burocracia: no Brasil, o empresário leva, em média, 110 dias para abrir uma empresa; o prazo nos Estados Unidos é de apenas cinco dias. Segundo ele, o governo poderia incentivar mais políticas públicas de apoio ao empreendedor.
Assim, impulsionado por este mesmo espirito, criamos o Portal Periferia Digital, que tem por objetivo apresentar os meios de inserção sociocultural e profissional existentes nas regiões de periferias e centros urbanos. De modo a facilitar a participação comunitária às ações locais existentes.