O entretenimento de seus filhos é edificante ou prejudicial ao crescimento intelectual deles.
Escrito por: Meyre Ramos.
Entretenimento é qualquer atividade que desperta o interesse das pessoas e as diverte ou mantém entretida de alguma forma, ele pode ser passivo, quando as pessoas não participam das atividades, são apenas expectadores como no caso de teatro, programação televisiva, shows dentre outros; quando se trata de entretidos ativos podemos citar jogos, confecção de artesanatos, culinária, escrita, e outros mais.
Muitas das formas de lazer são transversais ao longo da História e das culturas e evoluem em função das alterações culturais e tecnológicas. Os filmes e os jogos eletrônicos, por exemplo, embora façam uso de novos suportes e mídias, continuam a narrar histórias e a fazer uso da música. Os festivais dedicados à música, cinema ou dança permite entreter uma audiência ao longo de vários dias consecutivos, alcançando um publico maior.
Ao longo da Historia as distrações podem sofrer mudanças interessantes, o que alguns consideram como diversão outros tem como trabalho, observe a natação, pra quem assiste é recreação, no entanto para o nadador é uma profissão. Com o passar dos anos o que era considerado como entretenimento pode ficar tão arraigado na sociedade a ponto de transformar-se em cultura, ao passo em que atividades ou competências profissionais podem se tornar passatempo, como ocorreu com o manejo de espadas e o uso do arco que alem do fator entretenimento também são considerados esportes.
Também pode ser considerada como lazer toda a cultura urbana desenvolvida pela juventude contemporânea. Desde a formação de gangues, os famosos rachas, as baladas, muitas vezes acalentadas por rodadas de cerveja e outras bebidas, e pelo uso de drogas, das mais leves às mais pesadas. Esta forma de se entreter, naturalmente, é totalmente discutível, negativa e nada sadia. Pode-se até mesmo afirmar que é completamente degradante e prejudicial, tanto para o jovem que a pratica como para a sociedade e para a família do próprio que muitas vezes tem que responder por atos ilegais praticados por menores.
O entretenimento proporciona divertimento, satisfação pessoal e boa disposição. E em determinadas circunstâncias e contextos, pode ter um propósito sério, como no caso de celebrações, festividades religiosas ou sátiras. Como tal, existe a possibilidade de que o que aparenta ser diversão possa também ser uma forma de desenvolvimento intelectual. O apelo do entretenimento, e a sua capacidade de usar diferentes mídias e do seu potencial para adaptações criativas, tem assegurado a continuidade e longevidade de muitas formas, temas, imagens e estruturas sociais.
Sendo a adolescência um período caracterizado por grande inquietação, dúvidas existenciais, emoções variadas e momentos que vão de desequilíbrio, ao equilíbrio e vice e versa em um piscar de olhos e com o aumento gigantesco do uso da internet, e a propagação dos entretenimentos que exaltam o sexo ilícito e a violência, está cada vez mais difícil direcionar as crianças e os jovens para recreações edificantes que ao mesmo tempo em que diverte promove o estreitamento de boas amizades, bem como o crescimento do entretido em termos humanos, sociais, intelectuais e pessoais.
Portanto faz-se necessário o acompanhamento dos pais, é importante o uso do dialogo para instruí-los inserindo neles capacidade de discernimento para o que é prejudicial; reserve um tempo pra estarem juntos em família; respeite o espaço dele, ele procurará encontrar amigos com os mesmos interesses e, com o tempo, formará seu próprio grupo; esteja sempre disponível pra ouvi-lo e auxiliá-lo no que ele necessitar; não o julgue; elogie sempre que ele fizer algo bom e dê castigo quando achar realmente necessário e nunca se esqueça de deixar bem claro que o ama, mas que ele é responsável pelos próprios atos.
fontes:
http://www.panrotas.com.br/canais/redacao/plantao/portal_reader_noticia.asp?cod_not=46629
http://www.overmundo.com.br/overblog/cultura-nao-e-entretenimento
http://revistapontocom.org.br/materias/qual-e-o-lazer-dos-jovens
http://entretenimentoadolescencia.blogspot.com.br/