Curtir um churrasco com os amigos ou devorar aquele hambúrguer com fritas no fim de semana estão liberados. A maneira mais eficiente que existe para gastar as calorias ingeridas em excesso é praticar atividade física.
Escrito por Meyre Ramos.
As comidas gordurosas podem ser muito saborosas e gostosas, todos estamos acostumados a ouvir falatório de nutricionistas e médicos, sobre gorduras saturadas, trans, monoinsaturados e outras mais, no entanto, não é fácil entender essa falácia toda dos profissionais, visto que não temos conhecimento sobre essas gorduras e não fazemos a mínima ideia do que significa gordura trans ou outra qualquer. Devido a isso achei importante ao invés de falarmos das gorduras, dizer o que devemos evitar ou consumir.
Existem vários os tipos de gordura e alguns são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, estes podem ser encontrados em alimentos como Abacates, ovos, azeite de oliva, amêndoas, nozes, castanhas, manteiga de amendoim, peixe, queijos brancos, chocolate amargo, semente de chia, óleo de coco e yogurtes. Esses alimentos contém as gorduras monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que são de boa qualidade e protegem as pessoas de transtornos cardiovasculares, auxiliando no combate a doenças no coração. Portanto, não são todas as gorduras que fazem mal à saúde, é preciso saber distingui-las e optar pela melhor opção.
Conforme já apontamos, os alimentos possuem gorduras boas e más. Quando ingerimos as más estamos promovendo o acúmulo de gordura em artérias, as quais podem entupir e provocar severas complicações. A hipertensão, por exemplo, é resultado deste entupimento, assim como um enfarte e transtornos como depressão, obesidade mórbida, insuficiência cardíaca, renal, respiratória, entre outros. Essas gorduras se fazem presente em alimentos como carnes gordurosas, queijos amarelos, leite integral, óleos como o de dendê e iogurtes comuns, também são encontradas em produtos industrializados como bolachas, salgadinhos, biscoitos, sorvetes e frituras. Além de elevarem os níveis de colesterol ruim, estas gorduras diminuem o de colesterol bom, o que pode levar a uma série de complicações.
Curtir um churrasco com os amigos ou devorar aquele hambúrguer com fritas no fim de semana estão liberados. Os médicos só recomendam que a exceção não vire regra, em caso de eventuais excessos, basta voltar ao padrão alimentar recomendável. E sempre que você exagerar, procure adotar um cardápio antioxidante no dia seguinte. Alimentos como suco de laranja, kiwi, castanha do Brasil, salmão, arroz integral e quinoa ajudam a combater o excesso.
Outra dica é beber líquidos à base de chá de urtiga, que é depurativo e estabiliza a glicose no sangue. Uma boa sugestão é o chá de dente-de-leão, que é diurético, depurativo e facilita o processo digestivo. A maneira mais eficiente que existe para gastar as calorias ingeridas em excesso é praticar atividade física. De preferência caminhada ou natação. Portanto, sejamos saudáveis e evitemos estragar nossa saúde, pois, a vida é muito bonita e deve ser bem aproveitada.
Leia mais:
http://www.mundoboaforma.com.br/11-alimentos-gordurosos-que-sao-muitos-saudaveis/
http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/dicas-apos-a-ingestao-de-alimentos-gordurosos/4166/#
http://www.saudemedicina.com/os-perigos-dos-alimentos-gordurosos/