O mundo muda rápido, é necessário estar preparado para mudar com ele.
Escrita por: Meyre Ramos.
Com a integração mundial da comunicação a tendência do mercado é mudar completamente a maneira como se oferta os serviços e produtos, o que nos leva a refletir sobre as mudanças que ocorrerão no mercado de trabalho. Pensando na robotização dois pesquisadores da universidade de Oxford no Reino Unido analisaram 720 ocupações e calcula-se que em 20 anos, aproximadamente 32 profissões serão extintas, dentre essas estão o contador, analista de crédito, bibliotecário, programador de computadores, operador de telemarketing, caixa, vendedor de varejo, escrivão, taxista, motorista de ônibus e manobrista.
É muito importante que as pessoas que pretendem ingressar no mercado de trabalho ou as que já estão nele e continuarão por um algum tempo analisem com calma esses dados, façam pesquisas e se informem, pois mudanças ocorrem mesmo quando parecem improváveis, hoje o profissional pode pensar que sua profissão não será extinta em tão pouco tempo, no entanto, temos vários exemplos desse tipo; quem pensaria em consultar um webdesigner a vinte anos atrás? Fazer um curso á distancia usando o computado? Fazer pesquisas na internet com seu próprio aparelho móvel? O mundo muda rápido, é necessário estar preparado pra mudar com ele.
Tudo na vida tem dois lados, o positivo e o negativo, dê preferência ao primeiro, pois, ao mesmo passo em que o aumento do uso da tecnologia destrói carreiras, outras são criadas. Entre 2004 e 2013 o numero de casais sem filhos cresceu 33%, o que nos remete ao fato de que a demanda por babás é reduzida quase na mesma proporção, porém a demanda por cuidador de idosos aumenta à medida que a população envelhece e a expectativa de vida aumenta, neste caso há apenas uma necessidade de treinamento e readequação do profissional, as ocupações mudarão se você estará apto a exercê-las dependerá apenas do seu esforço e preparo.
Referências:
Almeida, António José (1999) Perfis de Competências dos Profissionais da Gestão de Recursos Humanos: da ilusão estratégica à estratégia da desilusão, Lisboa, Dinâmia/ISCTE, W. Paper nº 15.
Mangia, U. B., & Joia, L. A. (2015, outubro/novembro/dezembro). Antecedentes à transição de carreira dos profissionais de Tecnologia da Informação. Revista de Administração [RAUSP], 50(4), 541-560. doi: 10.5700/rausp1218
http://exame.abril.com.br/carreira/32-profissoes-ameacadas-por-robos-nos-proximos-20-anos/