A mobilização da sociedade pode contribuir para a solução dos problemas educacionais.
Escrita por: Meyre Ramos.
Segundo o dicionário Aurélio, educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”. No sentido mais amplo, educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade, a educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas. No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo.
A primeira etapa do processo educacional, que deveria ser ensinada pelos pais e familiares, ultimamente vem sendo motivo de debate, visto que, a chamada educação de berço ou infantil está cada vez mais negligenciada pelos responsáveis, o que prejudica a segunda etapa da educação básica, pois, as crianças ao entrarem no ambiente escolar deveriam estar prontas pra conviver em grupo sem agredir fisicamente ou verbalmente as outras e saber demonstrar bons modos, bem como serem gentis e tratar seus colegas e professores com cordialidade, sendo que, a ausência desse comportamento amigável gera barreiras aos educadores e dificuldades no aprendizado dos alunos.
No processo educativo em estabelecimentos de ensino, os conhecimentos e habilidades são transferidos para as crianças, jovens e adultos sempre com o objetivo de desenvolver o raciocínio dos alunos, ensinar a pensar sobre diferentes problemas, auxiliar no crescimento intelectual e na formação de cidadãos capazes de gerar transformações positivas na sociedade, contudo está cada vez mais difícil alcançar esses objetivos, pois, falta conexão entre os níveis de ensino infantil, fundamental e médio.
Hoje no Brasil Para cada 100 alunos que entram na primeira série, somente 47 terminam o 9º ano na idade correspondente, desses 47 apenas 14 concluem o ensino médio sem interrupção e somente 11 chegam à universidade. 61% dos alunos do 5º ano não conseguem interpretar textos simples e 60% dos alunos do 9º ano não interpretam textos dissertativos, o que se percebe observando esses números é que mesmo daqui a 20 anos a maioria da população brasileira não saberá ler, visto que, quando se lê um texto, mas não consegue extrair a informação que o autor quis passar é o mesmo que não saber lê-lo.
Alem dos problemas acima apresentados nota-se que a remuneração paga aos professores de ensino básico, principalmente da educação pública é vergonhosamente baixa e que falta um sistema que beneficie os profissionais mais eficientes, também há Carência em sistemas de aperfeiçoamento, capacitação e educação continuada para professores e o currículo é pouco interessante para os alunos, o que se agrava ainda mais com a baixa participação dos pais na vida escolar dos filhos e nos assuntos da escola, sem dizer que existem professores lecionando sem formação específica para a área, principalmente em regiões mais carentes do Brasil, e as taxas de abandono de alunos devido ao fracasso escolar ou problemas financeiros são altas.
Existem algumas medidas que possivelmente poderão combater os índices acima apresentados, dentre eles podemos citar a Mobilização da sociedade para a importância que a Educação exerce, o direcionamento de recursos financeiros para escolas, a valorização do profissional da educação, e a implantação de medidas políticas educacionais a longo prazo.
fontes:
https://www.significados.com.br/educacao/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAATl8AJ/conceito-educacao
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=618